A Associação Portuguesa de Geógrafos (APG) e a Universidade de Évora organizam o IX Congresso da Geografia Portuguesa que se realizará no Colégio do Espírito Santo, em Évora, entre 28 e 30 de novembro de 2013.

TEMA DO CONGRESSO

Geografia: Espaço, Natureza, Sociedade e Ciência

A Geografia encontra-se hoje em dia confrontada com uma responsabilidade crescente, tendo em conta as expectativas que a sociedade tem em relação à ciência: face a desafios cada vez mais complexos, exige-se de forma mais fundamentada que a ciência assuma um papel inequívoco na produção de conhecimento que apoie a resolução desses mesmos desafios. O Horizonte 2020, que estabelece as orientações para o futuro da actividade científica na Europa até 2020, reforça esta necessidade da ciência contemplar e ajudar a solucionar os desafios societais e que o faça através de abordagens inovadoras, procurando ao mesmo tempo a excelência na produção científica. Mais do que muitas outras ciências, a Geografia trata de questões que nascem na sociedade, no seu funcionamento, na sua relação com a natureza, e na expressão espacial das mesmas. Através de abordagens híbridas, já estabelece pontes entre diferentes sistemas e diferentes perspectivas de análise. Encontra-se assim particularmente vocacionada para analisar e encontrar respostas aos processos complexos com que nos deparamos hoje em dia. O tema do IX Congresso da Geografia Portuguesa pretende justamente reforçar as ligações que a Geografia, enquanto Ciência, estabelece entre o Espaço, a Natureza e a Sociedade, assim como salientar o modo como a Ciência Geográfica evolui tendo em conta estas ligações.

Os sub-temas abrangem as várias perspectivas dentro da Geografia, para que se reforcem e explorem estas ligações, respondendo ao mesmo tempo às questões mais prementes que a sociedade nos coloca.

SUB-TEMAS:

1. A paisagem revisitada: sistemas socio-ecológicos e resiliência

2. Modelação geográfica e análise espacial

3. Recursos culturais e turismo

4. Sociedade do conhecimento, criatividade, tecnologia e inovação

5. Alterações climáticas e sustentabilidade

6. Cidade: Diversidade e Adversidade

7. Novos desafios para o territorio desenvolvimento, ordenamento e gestao territorial

8. Processos geomorfológicos, riscos e evolução da paisagem

9. Epistemologias e Histórias da Geografia

10. Oportunidades, novos desafios profissionais e formação

Notícias

28 de Novembro – 10.00 h - “Ciência e Sociedade”

Oradores: João Ferrão e Viriato Soromenho Marques

Moderador: Teresa Pinto Correia

29 de Novembro – 9.30 h - “Riscos e Sociedade” e "Riscos e Alterações Climáticas"

Oradores: José Luís Zêzere e Filipe Duarte Santos

Moderador: Lúcio Cunha

Sessão Temática (autónoma): “Conflito e Território”

Organização: João Mourato; Paulo Morgado